CURRÍCULOS DE BIBLIOTECONOMIA E INCLUSÃO: UM OLHAR SOBRE AS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO NORDESTE DO BRASIL
Biblioteconomia, Inclusão, Currículo, Formação Profissional, Universidades Federais, Nordeste do Brasil.
A presente pesquisa aborda a inclusão nos currículos dos cursos de Biblioteconomia oferecidos pelas Universidades Federais da Região Nordeste do Brasil, investigando como essa temática é incorporada à formação dos futuros profissionais da área. O objetivo geral consiste em analisar de que forma as matrizes curriculares dos cursos de Biblioteconomia das Universidades Federais do Nordeste tratam os aspectos relacionados à inclusão. Como objetivos específicos, busca-se: (i) realizar um mapeamento das universidades nordestinas que oferecem cursos de graduação em Biblioteconomia; (ii) examinar as matrizes curriculares e as ementas das disciplinas desses cursos, identificando abordagens relacionadas às discussões sobre inclusão; e (iii) propor a inclusão de uma disciplina que contemple a temática da inclusão nos currículos de Biblioteconomia. A problemática central da investigação questiona: como as matrizes curriculares dos cursos de Biblioteconomia das Universidades Federais do Nordeste Brasileiro têm abordado a temática da inclusão? Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e exploratória, com abordagem metodológica bibliográfica e documental, centrada na análise das matrizes curriculares, considerando aspectos históricos dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs), bem como os fundamentos metodológicos e teóricos presentes nas ementas das disciplinas que dialogam com a inclusão. Como resultado, esta dissertação propõe um produto informacional: o esboço de uma disciplina voltada ao tratamento de questões relacionadas à inclusão, com o intuito de contribuir para a formação crítica e inclusiva dos profissionais da Biblioteconomia.