Cadê meu celular? Eu vou ligar pro um oito zero”: Mediação da Informação e o protagonismo das mulheres assistidas pelo Centro de Referência da Mulher do Crato
Violência contra as mulheres; mediação da informação; protagonismo social.
Este estudo tem como objeto de pesquisa o Centro de Referência da Mulher (CRM/Crato) na mediação da informação como estratégia para promover o protagonismo social e enfrentar a violência doméstica. A pesquisa visa responder à questão: Quais estratégias podem prevenir e combater violências futuras enfrentadas pelas mulheres atendidas pelo CRM/Crato? Para tanto, estabeleceu como objetivo geral: analisar como o acesso à informação, mediado pelo CRM/Crato, pode empoderar mulheres em situação de violência. Os objetivos específicos incluem: mapear o perfil das mulheres atendidas pelo CRM/Crato; identificar barreiras ao acesso à informação enfrentadas por essas mulheres; compreender a aplicação da mediação da informação para melhorar a eficácia dos serviços do CRM/Crato; e desenvolver um protocolo para um aplicativo móvel que ofereça informações contínuas para a prevenção e combate à violência. Metodologicamente, adota uma abordagem interdisciplinar, para realização de uma pesquisa descritiva, que será realizada em duas etapas: uma revisão bibliográfica e documental abrangente sobre violência contra a mulher no Crato, e um estudo de campo com entrevistas semiestruturadas com mulheres atendidas pelo CRM/Crato. Como produto final será proposto um aplicativo móvel que oferece informações relevantes e recursos educacionais às mulheres do Crato, focado em direitos, segurança e empoderamento feminino. Este aplicativo visa fortalecer o acesso contínuo à informação e promover a autonomia das mulheres na prevenção e enfrentamento à violência.