Banca de DEFESA: MARIA MARILÊ RODRIGUES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA MARILÊ RODRIGUES
DATA : 04/04/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de aula
TÍTULO:

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS): DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ACESSO À INFORMAÇÃO DOS ALUNOS SURDOS




PALAVRAS-CHAVES:

surdos; inclusão; ensino fundamental.


PÁGINAS: 153
RESUMO:

Propõe um programa de formação docente em LIBRAS para professores de uma escola de ensino fundamental do município de Juazeiro do Norte, Ceará. Nessa esteira, investiga as políticas de formação docente  que a rede municipal de ensino de Juazeiro do Norte-CE oferece aos professores de ensino fundamental do 1º ao 5º ano, para atuarem com os  alunos surdos, no sentido de favorecer o acesso à informação, dando ênfase à difusão da Libras, acessibilidade informacional, à educação dos surdos, e sua inclusão no âmbito escolar. O intuito é auxiliar e ampliar a discussão sobre a política de formação docente adotada pelo município. A abordagem de dois campos, formação de professores e mediação da informação, estabelece reflexões e análise minuciosa das nuances que cada uma delas apresenta, a conjuntura histórica dessas esferas  evidencia analogia entre ambas. A predileção do locus da pesquisa deu-se devido aos resultados obtidos nos últimos anos apontarem que o município não tem alcançado bons resultados. O estudo concedeu uma análise reflexiva do modelo de formação de professores adotado pelo município e apontou que a rede municipal de ensino não possui uma escola de formação complementar ou continuada de professores que atenda às necessidades dos docentes da rede, fundamentada em uma perspectiva sistêmica que dialoga com a interdisciplinaridade, com as possibilidades didáticas bilíngues e com as diversas realidades que convivem em uma mesma sala de aula. A proposta de formação docente, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro do Norte, CE, envolve  diversas ações, porém não apresenta uma estrutura conceitual, baseada na identidade  profissional docente na perspectiva bilíngue.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - LUCAS ALMEIDA SERAFIM
Interna - ARILUCI GOES ELLIOTT
Interna - ELIENY DO NASCIMENTO SILVA
Interna - FRANCISCA PEREIRA DOS SANTOS
Interna - MARIA CLEIDE RODRIGUES BERNARDINO
Externa ao Programa - 1050431 - VITORIA GOMES ALMEIDA - UFCA
Notícia cadastrada em: 18/03/2024 16:17
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - --------- | Copyright © 2006-2025 - UFCA - sig05-prd-jne.ufca.edu.br.sig5