PUNGADA DE COREIRA: PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO E MEMÓRIA DAS MESTRAS DO TAMBOR DE CRIOULA DE SÃO LUÍS DO MARANHÃO
Biblioteconomia e Ciência da Informação. Mestras do Tambor de Crioula/MA. Patrimônio Imaterial. Memória - Mulheres Negras. Protagonismo negro.
A pesquisa que segue tem como pano de fundo o Tambor de Crioula de São Luís do Maranhão, manifestação cultural de resistência negra onde mulheres e homens em roda desfiam um ritual, nesse, mulheres dançam e homens tocam tambor sob uma magia ancestral que tornou-se Patrimônio Imaterial no ano de 2007. A investigação tem por objetivo compreender como as Mestras do Tambor de Crioula produzem conhecimento e percebem as dimensões de poder, memória e patrimônio imaterial, a partir de seus lugares e corpos políticos. Especificamente pretende-se identificar as mestras do Tambor de Crioula enquanto mulheres que produzem conhecimento; refletir como as Mestras do Tambor de Crioula entendem as dimensões de poder, memória e patrimônio imaterial para que ao findar da pesquisa, seja construído um catálogo fotográfico, como produto, e que ele promova e visibilize os lugares de memória das Mestras do Tambor de Crioula e sua produção de conhecimento. O girar das saias do estudo se desenvolve numa abordagem qualitativa, descritiva e interpretativa, uma vez que trabalha com significados, valores, memória e saberes. A fundamentação teórico-metodológica tem por base o feminismo negro suas epistemologias e protagonismos, busca-se com a interseccionalidade, trazida para o centro desta pesquisa, enquanto metodologia, entender os atravessamentos das avenidas de identidade presente nas categorias de análise propostas. Trata-se de uma pesquisa que lança mão das narrativas orais que nos possibilitará entrar no universo das experiências das Mestras e para instrumento de coleta de dados optou-se por entrevistas semiestruturadas a fim de proporcionar liberdade e espontaneidade necessária para a investigação. As considerações parciais ressaltam a importância das Mestras do Tambor de Crioula para a construção e pertencimento de uma identidade negra maranhense, ao fim apresenta-se o cronograma de atividades para defesa da dissertação, suas perspectivas e limitações.