BULLYING E BIBLIOTECONOMIA: o ensino de biblioteconomia como ferramenta contra o bullying
Bullying. Multiculturalismo. Projeto Pedagógico de Curso. Graduação em Biblioteconomia.
O presente trabalho teve como problemática o bullying associado às questões de gênero nas escolas, sobretudo nas instituições públicas. Medidas fundamentais precisam ser tomadas para reverter tal quadro de rejeição, abandono, preconceito e exclusão. Surge, então, a necessidade de profissionais capacitados para abordar as questões de inclusão educacional e social. Considerando que a cultura permite não somente a sociabilização, mas também o debate de diferentes saberes no âmbito escolar e por certo a valorização dos diferentes costumes e tradições, foi objetivo geral desta pesquisa analisar como os PPCs dos cursos de biblioteconomia das universidades públicas - Estaduais e Federais - estão abordando a diversidade cultural e a inclusão dos alunos surdos. A referida pesquisa teve como objetivos específicos: averiguar como a praticabilidade do multiculturalismo pode contribuir no processo de enfrentamento do bullying como violência de gênero e como pode auxiliar na inclusão dos alunos surdos, analisar como os bibliotecários estão trabalhando a inclusão dos alunos surdos e dos alunos transgêneros. Para o caminho metodológico, adotou-se a pesquisa bibliográfica pois foi desenvolvida baseada em materiais já elaborados disponíveis em vários suportes textuais. Trata-se também de pesquisa documental, uma vez que foram analisadas as Propostas Pedagógicas Curriculares dos cursos de Biblioteconomia das universidades públicas. Quanto ao objetivo, classifica-se como exploratória, visto que a temática aqui aborda é bastante relevante para o contexto educacional inclusivo, dinâmico e interativo, e que buscou informações e não obter conclusões estáticas. A classificação quanto à abordagem é de caráter quanti-qualitativa, visto que articula as dimensões quantitativa e qualitativa. Os indícios indicam que as discussões e reflexões referentes ao Multiculturalismo e à Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS- nos cursos de biblioteconomia das universidades Federais e Estaduais se dão de maneira incipiente. Diante do exposto, percebe-se que o profissional bibliotecário necessita de melhor preparação para interagir e incluir os alunos surdos e os alunos transgêneros no âmbito escolar.