Advocacy para bibliotecas sustentáveis: Plano de atuação para os Centros de Multimeios da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação
Bibliotecas Sustentáveis. Biblioteca Escolar. Agenda 2030.
Com o avanço da ciência e da tecnologia, em meio ao agravamento dos problemas e desafios globais, a informação surge como um recurso estratégico e fundamental. Diante deste novo cenário, que considera o atual estágio do conhecimento humano como Sociedade da Informação, o campo da informação e comunicação foi, sem dúvida, um dos mais impactados. Pois, os modelos de gestão da informação, que vinham sendo adotados, pautados no paradigma custodial, patrimonialista e tecnicista, já não conseguem suprir as demandas atuais. Neste contexto, renova-se o conceito de informação e surgem os estudos e debates em torno do conceito de mediação, que lançam as bases para novas formas de uso, produção, compartilhamento e domínio da informação. O conceito de mediação, e mais precisamente de mediação da informação, pode dar importante contribuição para a ciência da informação e comunicação, bem como para a biblioteconomia e para os profissionais que atuam em bibliotecas, pois a sua aplicação neste campo conduz necessariamente a novas reflexões sobre procedimentos, práticas e uso da informação. Diante disso, as bibliotecas são vistas como instituições fundamentais para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), contidos na Agenda 2030, importante documento publicado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com vistas ao alcance do desenvolvimento sustentável. A pesquisa tem como objetivo geral desenvolver um Plano de Atuação para os Centros de Multimeios da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE 19), de forma a orientar os servidores que atuam nesses espaços. Os objetivos específicos são identificar os profissionais atuantes nas bibliotecas, discutir o conceito de bibliotecas sustentáveis, identificar projetos e ações desenvolvidos, compreender a proposta da Agenda 2030 e buscar estratégias para envolver e engajar as bibliotecas escolares ou centros de multimeios no movimento advocacy e descrever o ambiente educacional das bibliotecas escolares como espaços de produção, comunicação e uso da informação. A presente pesquisa será composta basicamente de duas etapas, com atividades e ações sequenciadas ou concomitantes, desenvolvidas através de pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva e pesquisa de campo. A pesquisa de campo se dará através de encontros formativos programados com os professores lotados nas bibliotecas ou centros de multimeios. Será apresentada ainda uma proposta de intervenção que subsidiará a elaboração de um Plano de Ação para o biênio 2023-2024, a ser realizado pelos centros de multimeios com o apoio da gestão escolar. Os dados obtidos serão delineados em conformidade com a pesquisa bibliográfica e documental, adotando uma abordagem qualitativa. Espera-se que, com a ação proposta os profissionais que atuam nas bibliotecas escolares ou centros de multimeios, alvo da pesquisa, possam compreender o seu papel, bem como o papel que esse espaço escolar tem no contexto atual, que demanda uma ação urgente e eficiente por parte de todos, com vistas ao alcance de um mundo mais justo e sustentável.