GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO E INTELIGÊNCIA COMPETITIVA EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: aplicação e análise
Fluxo de Informação. Gestão do conhecimento.Bibliotecas Universitárias. Tomada de Decisão.
Na atual era da informação da informação, transformaram-se a maneira de gerenciar as organizações, tornando os dados, a informação e o conhecimento cada vez mais valiosos em uma sociedade da informação e do conhecimento. Nesse contexto, a gestão do conhecimento tem sido amplamente debatida e implementada como estratégia para o sucesso em um mercado competitivo. Para isso, é fundamental que as organizações desenvolvam uma cultura que promova a gestão eficaz do conhecimento e da inteligência, já que estes fatores influenciam diretamente no desempenho e capacidade de alcançar objetivos estratégicos. Assim, é necessário investir em práticas que valorizem a gestão do conhecimento e da inteligência, permitindo que a empresa tenha um diferencial competitivo. Diante disso, o estudo propõe investigar como as unidades de informação, especificamente as bibliotecas, têm gerenciado o conhecimento e aplicado estratégias de inteligência competitiva. Para alcançar esse objetivo, a pesquisa será exploratória e de abordagem qualitativa, realizada no sistema de bibliotecas da universidade regional do Cariri - Urca. Será aplicado um questionário digital, por meio do Google forms, com a diretora e a bibliotecária responsável pela biblioteca central e a setorial da universidade. Os dados coletados serão organizados e analisados por meio da análise de conteúdo, permitindo diagnosticar a gestão do conhecimento no contexto das bibliotecas estudadas e traçar um modelo aplicável a toda e qualquer unidade de informação que deseje gerenciar o conhecimento como um ativo valioso. Assim, a pesquisa busca compreender como se dá a gestão do conhecimento e a utilização de estratégias de inteligência competitiva pelas unidades de informação, identificando os processos existentes e propondo um manual de práticas em gestão do conhecimento. Com isso, espera-se contribuir para o aprimoramento dos processos e serviços das unidades de informação e para o desenvolvimento de um ambiente de conhecimento e inteligência competitiva no âmbito acadêmico e empresarial.