A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS MEDIADOS PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
educação de jovens e adultos; tecnologias digitais da informação e comunicação; alfabetização e letramento de jovens e adultos.
As Tecnologias da Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) usadas na educação no contexto da pandemia da COVID-19 tornou-se uma necessidade que descortinou a precariedade da educação pública brasileira no tocante a falta de estrutura e de formação de professores para usar as TDIC como recurso pedagógico, Senhoras (2021). A experiência do ensino remoto gerou a reflexão a respeito do interesse acadêmico na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e sua relação com as TDIC. Nesse sentindo, o objetivo desta pesquisa é investigar, aplicando o método de revisão da literatura, o estado da arte das produções acadêmicas brasileiras acerca do uso das Tecnologias da Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) como facilitadoras da aprendizagem de alunos EJA em processo de alfabetização e letramento. A seleção dos trabalhos considerou a correspondência e aderência entre os estudos produzidos e a temática desta pesquisa: alfabetização e letramento na EJA amparados pelas TDIC, dentro do recorte temporal estabelecido, de 2016 a 2022. A pesquisa de cunho qualitativo se caracteriza como exploratória e descritiva. O aporte teórico correlacionou os temas alfabetização e letramento na EJA, tecnologias digitais na educação e educação humanizadora. O resultado da pesquisa encontrou poucos estudos que tratam do uso das TDIC na alfabetização e letramento de jovens e adultos, no entanto, identificou experiências proficientes na articulação de tecnologias digitais e alfabetização e letramento na EJA que contribuem para uma aprendizagem com autonomia, criticidade e fortalecimento da identidade e autoestima desses alunos.