Banca de DEFESA: RODRIGO NOBREGA MARTINS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RODRIGO NOBREGA MARTINS
DATA : 18/05/2022
HORA: 14:30
LOCAL: Sala virtual pela Plataforma Meet
TÍTULO:

ACERVOS VIRTUAIS NA BIBLIOTECA DA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL II: POSSIBILIDADES DE USO


PALAVRAS-CHAVES:

Biblioteca escolar. Biblioteca virtual. Escola pública. Ensino fundamental II.


PÁGINAS: 119
RESUMO:

 A pesquisa investiga os produtos e serviços de natureza virtual oferecidos pelas bibliotecas das escolas públicas de ensino fundamental II do município de Juazeiro do Norte aos seus estudantes. Ancora-se, deste modo, a partir da seguinte pergunta-problema: como a criação de acervos virtuais consegue complementar o acervo físico ofertado pela biblioteca da escola pública de ensino fundamental? Como objetivos específicos, tem-se: (I) mapear os serviços virtuais oferecidos pelas três maiores escolas de ensino fundamental II de Juazeiro do Norte aos seus alunos; (II) verificar o número de estudantes que fazem uso das iniciativas oferecidas pela biblioteca; (III) verificar a relação qualitativa entre o acervo virtual disponibilizado e o público almejado (estudantes da escola pública) nos aspectos didático-pedagógicos; (IV)  criar um guia de boas práticas para implantação e uso de acervos virtuais no recorte pesquisado. Dessa forma, busca-se, por meio da presente investigação, promover uma discussão mais direcionada acerca das potencialidades, da viabilidade e de aplicabilidade de iniciativas virtuais por parte das bibliotecas das escolas públicas. A presente investigação enquadra-se como pesquisa social, haja visto o fato de que permite e propõe a obtenção de novos conhecimentos em um determinado segmento social (estudantes do ensino fundamental II, do sexto ao nono ano da escola pública), cujo recorte tem como limite as três maiores escolas públicas de ensino fundamental II do município de Juazeiro do Norte e que impactam cerca de quatro mil e quinhentos (4.500) estudantes, diretamente. A pesquisa em curso, que tem caráter exploratório. Visa proporcionar maior familiaridade com o problema em questão, com intuito de torná-lo mais explícito. Caracteriza-se a pesquisa como qualitativa, descritiva, de campo. Faz uso dos procedimentos de revisão bibliográfica combinada à análise de conteúdo, que permite realizar categorizações e, por conseguinte, um melhor entendimento dos dados. A coleta de dados foi realizada através de questionário estruturado aplicado aos profissionais lotados nas bibliotecas pesquisadas e observações do autor/pesquisador durante visitas aos ambientes pesquisados. A partir do referencial teórico e empírico, pode-se constatar que é possível pensar a atuação da biblioteca escolar de forma mais efetiva junto ao público por ela almejado, por meio de iniciativas virtuais simples e perfeitamente exequíveis. Desta forma, é possível contribuir de modo mais significativo na formação das habilidades leitoras dos estudantes.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1569922 - PAULO EDUARDO SILVA LINS CAJAZEIRA
Interna - 1548953 - MARIA CLEIDE RODRIGUES BERNARDINO
Externa ao Programa - 1688410 - CLEIDE LUCIANE ANTONIUTTI
Externo à Instituição - GLAUCIA DA SILVA BRITO - UFPR
Notícia cadastrada em: 11/05/2022 10:13
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