A formação de práticas leitoras a partir do YouTube
Mediação da Leitura. Leitura. Formação de Leitores. YouTube.
Trata do YouTube como recurso de incentivo à leitura, tendo em vista que com o
surgimento das novas tecnologias de comunicação e informação é marcante o uso deste
recurso como auxílio para professores e alunos. Discute sobre a leitura, o audiovisual e
a plataforma online de vídeos YouTube. Aborda o bibliotecário como mediador da
leitura, bem como sua relevância no meio educacional, principalmente, em relação às
atividades de incentivo à leitura. A pesquisa apresenta seguinte problema: as escolas
da rede pública municipal de Juazeiro do Norte se utilizam de recursos audiovisuais
para projetos de incentivo à leitura. Tem como hipótese que as iniciativas quanto ao
uso de canais no YouTube e recursos audiovisuais diversos pela rede municipal de
ensino de Juazeiro do Norte é ainda muito tímida e que não se configuram em uma
prática efetiva que garanta o fortalecimento das práticas leitoras. Tem como objetivo
geral: construir um guia prático de fomento a leitura a partir de canais disponíveis no
YouTube 1 sobre incentivo à leitura. E como objetivos específicos: analisar o
audiovisual enquanto recurso de incentivo à leitura; analisar os programas do YouTube
voltados para leitura; mapear os canais existentes voltados para leitura; conhecer a
realidade das escolas públicas municipais de Juazeiro do Norte no que diz respeito a
projetos voltados para o incentivo à leitura utilizando o audiovisual. A metodologia
caracteriza-se como pesquisa exploratória, quanto aos fins. Quanto aos meios é
considerada uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, em que foi utilizado o
método indutivo e utiliza o questionário estruturado para coleta de dados. Espera-se
contribuir para o incentivo à leitura nas escolas da rede pública municipal de Juazeiro
do Norte e a partir do produto informacional proposto fortalecer as práticas leitoras,
auxiliando diretamente tanto os bibliotecários como os professores dessa rede de
ensino.