A RELEVÂNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO PROCESSO DE DISSEMINAÇÃO DA COMUNICAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA)
Comunicação Interna; Informação; Aplicativo; Eventos.
O presente trabalho trata-se do estudo sobre o processo de comunicação institucional da Universidade Federal do Cariri (UFCA).O objetivo da pesquisa é analisar a comunicação institucional da UFCA junto ao seu público (discentes, servidores e colaboradores), evidenciando e explorando as ferramentas midiáticas utilizadas pela instituição e assim detectar requisitos para construção do produto com fins direcionado para uma Proposta em Formato de um Manual de Desenvolvimento de Aplicativo para a melhoria da divulgação relacionada à comunicação dos eventos na UFCA/Campus Juazeiro do Norte. Sendo assim, este projeto parte da seguinte problemática: Como as novas tecnologias da informação e comunicação podem contribuir para que as informações sejam disseminadas com efetividade para a comunidade e seus usuários dentro da UFCA? Apresentando como objetivos específicos as seguintes formulações: Verificar quais são os meios tecnológicos implantados dentro da universidade, com efetividade, no processo comunicacional; Descrever as dificuldades reconhecidas pelos pesquisados na busca por informações dos eventos na UFCA; Relacionar as sugestões dos pesquisados de melhorias na divulgação para a comunicação interna das informações dos eventos na UFCA. Esse estudo justifica-se pela celeridade das inovações tecnológicas, potencializando os meios de comunicação para divulgação das informações pela referida instituição. Quanto aos procedimentos metodológicos centram-se em ser uma pesquisa com fins exploratórios, descritiva, e com abordagem qualitativa; como procedimento técnico constituem-se como revisão bibliográfica e documental, utilizando-se de livros, periódicos, artigos e publicações no site da UFCA; com base no método dedutivo, trabalhados e aprofundados os conceitos sobre gestão da informação e do conhecimento, comunicação, comunicação digital e smartphone. A coleta de dados desenvolveu-se através do questionário aplicado aos usuários, sendo 15 (quinze) perguntas objetivas e 1 (uma) subjetiva direcionada aos discentes, servidores e colaboradores da UFCA do campus de Juazeiro do Norte. A amostra ocorreu por acessibilidade, o convite foi dirigido aos discentes, servidores e colaboradores do campus de Juazeiro do Norte-CE através do envio do questionário online para os e-mails via formulário do Google Forms. A discussão dos resultados evidenciou na análise dos dados de forma quantitativa considerando as questões objetivas e qualitativas quanto à questão subjetiva. Com os resultados obtidos através da investigação, demonstrou-se a ponderação e a relevância destes meios de divulgação de comunicação para otimização dos processos e melhoria da comunicação e a disseminação com rapidez e efetividade. Ademais, trouxe um mapeamento dos meios existentes de comunicação na UFCA. Dessa forma, foi elaborado como produto final um manual com a Proposta de Desenvolvimento de Aplicativo com os requisitos almejados pelos respondentes da pesquisa para elaboração de um aplicativo, que possa distribuir de forma efetiva a comunicação dentro da Universidade Federal do Cariri, e assim diminuir/sanar as possíveis falhas de comunicação existentes dentro desta instituição.