Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA LÚCIA LUCIO PINHEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA LÚCIA LUCIO PINHEIRO
DATA : 11/05/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

Acessibilidade e inclusão informacional: proposta de um manual de serviços de informação para bibliotecas escolares


PALAVRAS-CHAVES:

Acessibilidade. Inclusão informacional. Serviços acessíveis. Biblioteca escolar. Manual.


PÁGINAS: 90
RESUMO:

A biblioteca se manifesta como um local de inclusão informacional e social, a partir do acesso à informação ofertada pela biblioteca, o usuário pode adquirir conhecimento, sendo assim incluso na sociedade. Entretanto, se faz necessário que a informação seja acessível para todos, possibilitando que pessoas com deficiência utilizem seus serviços informacionais. Logo, é necessário fazer uma pesquisa no que diz respeito a acessibilidade em bibliotecas escolares. Nesta direção, este estudo busca apresenta percepções teórica-conceituais de serviços informacionais e deficiências, como também características das bibliotecas escolares no âmbito da inclusão e da acessibilidade. A problemática a ser respondida dessa pesquisa, apresenta a seguinte indagação: como buscar maior adequação das bibliotecas escolares no que diz respeito aos processos de aprendizagem no manuseio de serviços de informação acessíveis para todos? A pesquisa tem como objetivo geral: auxiliar as bibliotecas escolares com o manuseio de serviços informacionais acessíveis para todos. E os objetivos específicos foram estabelecidos em: abordar as percepções teórica-conceituais e características das bibliotecas no âmbito da inclusão e da acessibilidade; selecionar os principais serviços de informação que podem ser implementados de forma acessível para bibliotecas e elaborar um manual de instruções para bibliotecas escolares. Vale ressaltar que as bibliotecas devem promover ações que eliminem as barreiras que impedem o acesso à informação e à geração de conhecimento. Para isso é necessário que as bibliotecas façam um planejamento para adequar seus serviços para atender os diversos usuários, tornando assim um ambiente informacional acessível a todos e, consequentemente, satisfazendo a necessidade dos mesmos. Pensando nisso, foi elaborado nesta pesquisa um manual de instruções, no qual foram selecionados os principais serviços de informação: Empréstimo Domiciliar, Consulta ao Acervo, Visita Orientada, Serviço de Acesso à Computadores, Serviço de Referência e Informação Utilitária. Tais serviços podem ser implementados de forma acessível nas bibliotecas escolares, tendo como principal objetivo a inclusão informacional para as pessoas com deficiências.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - BARBARA COELHO NEVES - UFBA
Presidente - 167.634.048-32 - CESAR AUGUSTO CUSIN - FAPCE
Interno - 1548953 - MARIA CLEIDE RODRIGUES BERNARDINO
Notícia cadastrada em: 23/04/2020 13:38
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