COMPETÊNCIAS INFORMACIONAIS DO BIBLIOTECÁRIO DO SETOR DE REFERÊNCIA: Proposta de avaliação da satisfação dos usuários aplicando o modelo SERVQUAL no âmbito da biblioteca da UFPI
Serviço de Referência e Informação. Competências Informacionais. Biblioteca Universitária. Bibliotecário de Referência. Modelo SERVQUAL.
A área da Biblioteconomia atualmente tem no Serviço de Referência e Informação (SRI) uma
das suas funções mais completas. O que por sua vez exige o desenvolvimento de um conjunto
de competências diferenciadas por parte do profissional que atua neste âmbito, o bibliotecário
de referência, que tem o papel de mediador entre a informação e o usuário que dela necessita.
Neste sentido, o tema escolhido foi Serviço de Referência e Informação, a fim de compreender
quais são as competências e habilidades informacionais do bibliotecário requeridas pelos
usuários da biblioteca Jornalista Carlos Castelo Branco da UFPI. Estabeleceu-se como
problema norteador do estudo “como aplicar a proposta de avaliação dos usuários no serviço de
referência e informação da biblioteca da UFPI, usando o modelo SERVQUAL, considerando as
competências informacionais do bibliotecário?”. Destaca a necessidade de “investigar as
competências informacionais do bibliotecário do setor de referência no âmbito da biblioteca da
UFPI, visando à construção de um plano de avaliação do serviço pelos usuários”. Já os
objetivos específicos se definem em “Identificar as tendências dos serviços de referência e
informação (físicos e virtuais) empregados em Bibliotecas Universitárias atualmente;
Identificar as habilidades e competências informacionais das bibliotecárias, requeridas pelos
usuários do serviço de referência e informação da biblioteca da UFPI; Implementar um Plano
de Avaliação do Serviço de Referência e informação utilizando o modelo SERVQUAL na
biblioteca da UFPI. No que concerne a metodologia utilizada será empregada a pesquisa
descritiva. Como instrumentos de coleta de dados utilizaremos o levantamento bibliográfico e
questionário online no Google Forms com os sujeitos da pesquisa (usuários da biblioteca da
UFPI), já a natureza dos dados será constituída por meio de uma abordagem qualitativa. Já para
a análise dos dados será utilizado o método de análise de conteúdo. Quanto aos resultados do
estudo serão aguardados os apontamentos via aplicação do questionário com os sujeitos da
pesquisa, seguido pela elaboração de um Plano de avaliação da satisfação dos usuários
aplicando o modelo SERVQUAL no âmbito da biblioteca da UFPI, enquanto proposta de
produto da dissertação.