PLANEJAMENTO DE UNIDADES DE INFORMAÇÃO: PROPOSTA DE UM INSTRUMENTO DE DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL PARA AS BIBLIOTECAS DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ
Planejamento em Unidades de Informação. Diagnóstico organizacional. Bibliotecas multiníveis. Instituto Federal do Ceará.
Esta pesquisa aborda o planejamento em unidades de informação no contexto das Bibliotecas do IFCE, que atendem diferentes perfis de usuários, de diversas modalidades, níveis e áreas de ensino do Instituto, devendo oferecer serviços e produtos característicos de bibliotecas escolares, universitárias e especializadas. Focaliza a etapa de diagnóstico organizacional, que identifica as potencialidades e limitações da instituição, com base em indicadores de qualidade oriundos de convenções técnicas nacionais e internacionais. Diante disso, parte da seguinte questão problema: que indicadores devem ser utilizados para identificar os pontos fortes e as deficiências das bibliotecas do IFCE? Estabelece como objetivo geral propor um instrumento de diagnóstico organizacional com diretrizes compatíveis com o perfil das bibliotecas do IFCE. Os objetivos específicos buscam caracterizar o Sistema de Bibliotecas do IFCE e analisar os documentos regulatórios que estabelecem diretrizes e indicadores de qualidade para bibliotecas. Utiliza como procedimentos metodológicos a pesquisa exploratória e descritiva, além de ser bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa, orientando-se pelo método indutivo. Para coleta e análise dos dados da pesquisa, será utilizada a análise de conteúdo. Almeja que o produto proposto possa ser utilizado como diretriz pelo Sistema de Bibliotecas do IFCE, orientando o trabalho de gestão realizado nas unidades informacionais de seus campi e a implantação de novas unidades no constante processo de expansão do Instituto, além de poder ser empregado como modelo para Bibliotecas de outros IFs, contribuindo com a Biblioteconomia nacional.