Banca de QUALIFICAÇÃO: DENIZE EUZEBIO RIBEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DENIZE EUZEBIO RIBEIRO
DATA : 29/05/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Campus Juazeiro do Norte (Sala a definir)
TÍTULO:

COMPETÊNCIAS DO BIBLIOTECÁRIO NA APLICAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING EM BIBLIOTECAS ESCOLARES: um estudo multicaso nas escolas privadas de Juazeiro do Norte-CE


PALAVRAS-CHAVES:

Competências. Marketing Informacional. Biblioteca Escolar.


PÁGINAS: 69
RESUMO:

Apresenta o desenvolvimento das competências dos bibliotecários nas atividades de
marketing e sua relação com a performance na oferta de produtos e serviços, em
bibliotecas de escolas privadas de Juazeiro do Norte. Neste contexto, os bibliotecários
escolares podem repensar suas posturas de atuação profissional, através das práticas de
marketing como um diferencial nas suas habilidades e competências. Assim, o objetivo
geral é analisar as competências dos bibliotecários aplicadas nas estratégias de
marketing informacional no contexto de atuação das bibliotecas escolares da rede
privada de Juazeiro do Norte. Para tanto, buscou-se embasamento teórico sobre
competências, marketing informacional e biblioteca escolar. A pesquisa, quanto aos
objetivos foi classificada como exploratória, com abordagem qualiquantitativa, sendo o
levantamento de dados feito mediante questões semiestruturadas (abertas e fechadas).
Quanto ao ambiente, é classificada como de campo. O instrumento de coleta de dados
utilizado será o questionário eletrônico, elaborado e enviado através da ferramenta
Google Docs. A pesquisa contará com a participação de cinco bibliotecários de escolas
privadas de Juazeiro do Norte, tendo em vista a dificuldade em encontrar esse
profissional atuando nas bibliotecas escolares da região. A partir da literatura
especializada, será montada uma estrutura de análise, que orientará a estruturação da
seção dos resultados. Em síntese, espera-se que a associação das competências em
marketing mais impactantes para a performance do bibliotecário que variam de acordo
com o segmento de atuação (serviço ou produto), tenham efetividade no gerenciamento
dessas unidades de informação. Como contribuição, o trabalho apresentará um mapa,
no qual serão apresentadas as competências do bibliotecário nas atividades de
marketing, bem como o perfil ideal para esse profissional que deseja utilizar o
marketing como uma forma inovadora na sua atuação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2526665 - DAVID VERNON VIEIRA
Interno - 1676696 - ELIENY DO NASCIMENTO SILVA
Externo à Instituição - MARIA DE FÁTIMA OLIVEIRA COSTA - UFC
Notícia cadastrada em: 17/05/2019 16:56
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - --------- | Copyright © 2006-2025 - UFCA - sig05-prd-jne.ufca.edu.br.sig5