TECNOLOGIAS E MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO: TRANSFORMANDO O ENSINO DE GEOGRAFIA
Ensino da Geografia. Mediação. Tecnologia Digital. Informação.
Entende-se que o processo de ensino-aprendizagem deve ser associado a diferentes fatores sociais, ou seja, os aspectos culturais, econômicos e socioafetivos do aluno. A aprendizagem é um processo social e cultural que se constrói ao longo da vida. As experiências prévias dos alunos, marcadas por seus contextos sociais e culturais, moldam suas formas de pensar, agir e aprender. Este estudo tem como objetivo geral compreender como as práticas de mediação da informação, por meio da tecnologia digital, contribuem com o processo de ensino-aprendizagem da Geografia. Os objetivos específicos são: Compreender o processo de ensino-aprendizagem da Geografia; Analisar a influência das práticas de mediação da informação nos resultados dos alunos; Investigar o uso das tecnologias digitais no ensino de Geografia. Como procedimento metodológico trata-se de uma pesquisa explicativo de cunho qualitativo, tendo como campo de pesquisa, escolas da rede pública de ensino na Cidade de Juazeiro do Norte-CE. Considerações, a mediação é um processo que ocorre entre o professor e o aluno, no qual envolve um processo de direcionamento, buscar e estoque de informações, esses elementos estão interligados, oferecendo assim, conhecimento e aprendizado aos alunos.