Contribuições da mediação da informação e da Agenda 2030 para as bibliotecas escolares: plano de atuação para os Centros de Multimeios das escolas estaduais da CREDE 19 (Juazeiro do Norte)
Agenda 2030; mediação da informação; Centro de Multimeios; CREDE 19.
Com o avanço da ciência e da tecnologia, em meio ao agravamento dos problemas e desafios globais, a informação surge como um recurso estratégico e fundamental. Diante deste novo cenário, que considera o atual estágio do conhecimento humano como Sociedade da Informação, o campo da informação e comunicação foi, sem dúvida, um dos mais impactados. Pois, os modelos de gestão da informação, que vinham sendo adotados, pautados no paradigma custodial, patrimonialista e tecnicista, já não conseguem suprir as demandas atuais. Neste contexto, renova-se o conceito de informação e surgem os estudos e debates em torno do conceito de mediação, que lançam as bases para novas formas de uso, produção, compartilhamento e domínio da informação. O conceito de mediação pode dar importante contribuição para a ciência da informação e comunicação, bem como para a biblioteconomia e para os profissionais que atuam em bibliotecas, pois a sua aplicação neste campo conduz necessariamente a novas reflexões sobre procedimentos, práticas e uso da informação. Diante disso, as bibliotecas, denominadas Centros de Multimeios no âmbito das escolas estaduais do Ceará, são vistas como instituições fundamentais para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), contidos na Agenda 2030, importante documento publicado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em que o acesso à informação é reconhecido como um direito de todos. A presente pesquisa tem como objetivo geral investigar a realidade dos Centros de Multimeios das escolas estaduais de abragência da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação - CREDE 19, com vistas à eleboração de uma proposta de Formação Continuada de Professores alicerçada em novos conceitos e na perspectiva da Agenda 2030. A coleta de dados nas escolas se deu através da aplicação de questionário semiestruturado, observação direta nas Salas de Multimeios e entrevistas com alguns professores. Os dados obtidos através da pesquisa bibliográfica e de campo foram sistematizados e analisados, adotando uma abordagem qualitativa. Espera-se que a presente pesquisa possa contribuir para mudar a atual realidade dos Centros de Multimeios das nossas escolas, tornando-os mais participativos e protagonistas, a partir do reconhecimento do seu papel pedagógico no currículo escolar.