Banca de DEFESA: RITA AUXILIADORA FERNANDES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RITA AUXILIADORA FERNANDES
DATA : 28/09/2023
HORA: 14:00
LOCAL: SALA m203 - Universidade Federal do Cariri - UFCA
TÍTULO:

 

AÇÕES SOCIOCULTURAIS DAS BIBLIOTECAS PÚBLICAS DO CRAJUBAR: responsabilidade social na implementação da Agenda 2030


PALAVRAS-CHAVES:

Biblioteca pública. Responsabilidade Social. Ação cultural. Agenda 2030. Biblioteca Pública Municipal Padre Agostinho Mascarenhas. Biblioteca Pública Municipal do Crato. Biblioteca Pública Municipal do Juazeiro do Norte.


PÁGINAS: 173
RESUMO:

Mostrar a importância da biblioteca pública para as comunidades é essencial nesse cenário em que o acesso a informação é imprescindível para o desenvolvimento da cidadania. Esse novo olhar diante das mudanças sociais quão valioso é a acessibilidade de informações e conhecimentos que favorece melhorias tanto para o pessoal quanto para o coletivo. A relevância do papel social da biblioteca pública nessa perspectiva e na conjunção entre informação e conhecimento é necessária e, para tanto, precisa-se criar mecanismos que favoreçam a sua participação social. Nessa perspectiva a Agenda 2030 da ONU traz pontos importantes que podem contribuir nesse processo, já que esboça ações que visam o bem comum para a sociedade. Nessa perspectiva é que surge o questionamento norteador da pesquisa: Quais as ações socioculturais desenvolvidas pelas bibliotecas públicas do CRAJUBAR? Pensando nesse questionamento é que a referida pesquisa surge com a intenção de investigar as atividades socioculturais desenvolvidas nas bibliotecas públicas do CRAJUBAR, por meio do mapeamento dos projetos sociais desenvolvidos, e verificar a contribuição dessas ações para o crescimento social tanto da região quanto da própria biblioteca pública. Para tanto a metodologia adotada para a elaboração deste estudo, traz-se a proposta de uma pesquisa que se caracteriza como exploratória, descritiva e de campo, pois visa a proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torna-lo mais explícito. Diante disso se faz necessário uma reflexão em torno de como a biblioteca pública pode atuar mediante a emergência social e dos anseios da comunidade em fase a informação, tendo que enfrentar os desafios inerentes a uma sociedade em evolução, tendo como meta traçar indicadores que viabilizem sua atuação. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ELIENY DO NASCIMENTO SILVA
Interna - ARILUCI GOES ELLIOTT
Interna - CARLA FACANHA DE BRITO
Interna - MARIA CLEIDE RODRIGUES BERNARDINO
Externa ao Programa - VITORIA GOMES ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 27/09/2023 15:53
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - --------- | Copyright © 2006-2025 - UFCA - sig04-prd-jne.ufca.edu.br.sig4