Banca de DEFESA: FRANCISCO ILDO FURTADO DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCISCO ILDO FURTADO DOS SANTOS
DATA : 27/04/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Universidade federal do Cariri - Sala k 301
TÍTULO:

FORRÓ X FORRÓ: Memória Legada por Luiz Gonzaga e as Transformações
Impostas pela Indústria Cultural


PALAVRAS-CHAVES:

Memória. Música. Forró Tradicional. Forró Eletrônico. Indústria Cultural.


PÁGINAS: 134
RESUMO:

A música exerce profunda influência na vida das pessoas, independentemente da idade e do contexto
cultural. No Nordeste, vários cantores destacaram o cotidiano do sertanejo, sobressaindo um – Luiz
Gonzaga do Nascimento. Com seu parceiro Humberto Teixeira, criou o baião, conhecido mais tarde por
forró, sendo amplamente difundido nos anos 50 e 60. O Forró alcançou os quatros cantos do Brasil, com
maior presença no Nordeste. Enquanto Gonzaga esteve vivo, o forró tinha uma característica mais
regionalista, voltado para os temas da cultura local. Com sua morte, porém, houve mudanças. A quantidade
de pessoas presentes nas festas, por exemplo, antes menor, com a presença do famoso trio – sanfona,
triângulo e zabumba –, foi substituído por uma estrutura maior, com a presença de instrumentos eletrônicos.
Algumas bandas de forró eletrônico promovem um verdadeiro show business –, com estrutura gigantesca,
com guitarras, baterias, equipamentos sonoros de última geração. As mudanças foram além – não ficaram
limitadas ao aspecto da estrutura sonora –, houve uma mudança na temática. Com o Luiz Gonzaga, tinha-se
uma música muito mais marcada pela história do sertanejo, do êxodo rural, da problemática do nordestino,
de sua coragem, de sua nordestinidade, de suas manifestações culturais. Agora, com o forró eletrônico,
elétrico ou estilizado, as músicas falam de vaqueja, mantendo, contudo, o mote – amor, festa, sexo. Este
trabalho tem como foco a memória de dois ícones do Forró: do Lado A, o Forró Tradicional, com seu
principal representante, Luiz Gonzaga; e do Lado B, tem-se o empresário Emanoel Gurgel, criador do Forró
Eletrônico. No Lado A, busca-se traçar a biografia, influências e representatividade do Rei do Baião, além
de apontar seus principais parceiros e seguidores. No Lado B, por sua vez, busca-se dissertar sobre o
surgimento do Forró Eletrônico, que teve início nos anos 90, com empresário Emanoel Gurgel, além de
destacar o papel da Somzoom Sat na difusão do gênero. Ademais, discute-se a atuação da indústria cultural
e as mudanças ocorridas com as evoluções tecnológicas. Trata-se de um trabalho eminentemente
bibliográfico, abordando a ruptura no gênero, com o surgimento do forró eletrônico. A ação direta da
Indústria Cultural, intensificada com os avanços tecnológicos, tem provocado mudanças no meio cultural,
principalmente, na música.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1577834 - CARLA FACANHA DE BRITO
Presidente - 1548675 - FRANCISCA PEREIRA DOS SANTOS
Externo à Instituição - MARIA ENEIDA FEITOSA - URCA
Externo ao Programa - 1050431 - VITORIA GOMES ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 28/03/2022 16:18
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