Acessibilidade informacional para pessoas com deficiência visual na Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castello Branco da Universidade Federal do Piauí
Acessibilidade informacional. Pessoa com deficiência visual. Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castelo Branco. OPAC. Acessibilidade na web.
Acessibilidade informacional para pessoas com deficiência visual na Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castello Branco da Universidade Federal do Piauí é um estudo de caso, cujo objetivo é verificar se há acessibilidade no ambiente e uso efetivo dos produtos e serviços informacionais, como catálogo em linha, materiais bibliográficos, atendimento ao usuário, entre outros, na referida biblioteca por esse público, levando em consideração os aspectos dos tipos de acessibilidade como a arquitetônica e mobiliário, comunicacional e instrumental. No que se refere à questão de como se caracteriza a acessibilidade informacional na BCCB da UFPI para pessoas com deficiência visual, fez-se o cotejo através de checklist entre os aspectos mencionados e as normas e legislações acerca da temática. A metodologia utilizada é de natureza aplicada, de caráter exploratória e descritiva e se desenvolve em duas etapas, a revisão de literatura e estudo de caso único incorporado. A abordagem dos dados é de natureza qualitativa. Conclui-se que a acessibilidade informacional na biblioteca pesquisada se dá de forma parcial, visto que tanto o acesso efetivo à informação no espaço físico, quanto no meio digital e virtual apresentaram ausência de requisitos elencados nas normas e recomendações de acessibilidade na web, embora haja instrumentos e prestação de serviços adaptados para este público. Com o estudo, é elaborado um guia a fim de endossar a discussão e chamar atenção para práticas mais efetivas de acessibilidade informacional para pessoas com deficiência visual em bibliotecas universitárias.