COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO NAS BIBLIOTECAS ESCOLARES DA REDE PRIVADA DE ENSINO DOS MUNICÍPIOS DE CRATO E JUAZEIRO DO NORTE-CE
Bibliotecas escolares. Competência em Informação. Desenvolvimento da
Competência em Informação. Bibliotecas escolares no Crato e Juazeiro do Norte-CE
O estudo tem como objetivo geral analisar a contribuição dos bibliotecários escolares no desenvolvimento da competência em informação dos usuários da rede privada de ensino dos municípios de Crato e Juazeiro do Norte, no Estado do Ceará e, fazer um comparativo do desenvolvimento das mesmas competências no cenário em que não há a presença do bibliotecário. Têm-se como objetivos específicos: analisar as perspectivas teórico-conceituais, as características e aplicações da competência em informação; identificar e mapear as bibliotecas escolares do lócus da pesquisa que possuem bibliotecários e as que não possuem e, descrever quais ações, produtos e serviços as bibliotecas escolares têm oferecido aos usuários, com o intuito de despertar o desenvolvimento da competência em informação. Para esse estudo, fez-se necessário a abordagem fenomenológica, buscando uma descrição direta da experiência dessas realidades. Como quadro referencial do estudo, utiliza-se a etnometodologia pois, analisa as crenças e comportamentos, adequando-se ao objetivo da pesquisa. Tendo abordagem de cunho exploratório de caráter descritivo, faz-se necessário o uso de questionários semiestruturados como técnica de coleta. E, por fim, elaborar um instrumento na forma de handbook, com sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas na biblioteca, com o objetivo de desenvolver as competências informacionais dos usuários.