Possibilidades de práticas de leitura literária em bibliotecas escolares
Práticas de Leitura. Biblioteca Escolar. Competência Leitora.
A biblioteca escolar é um espaço de desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, cujo objetivo maior é colocar o alunado em contato direto com o universo literário, incentivando e disseminando o gosto pela leitura. Para que isso seja efetivado, é necessário proporcionar instrumentos e condições para que o estudante exercite o hábito de ler, assim como é de suma importância instrumentalizar pais e profissionais para que façam da leitura uma ferramenta de transformação social e cultural. Este estudo teve como objetivo geral construir um ‘Manual de práticas de leitura para bibliotecas escolares’. E como objetivos específicos: investigar as práticas leitoras dos alunos do Ensino Médio integrado ao Técnico, bem como a frequência com que leem e identificar quais atividades de leitura poderão ser adotadas pelas bibliotecas escolares do IFPI. Tem como problemática o seguinte questionamento: que estratégias podem ser adotadas pela Biblioteca do IFPI - Campus Picos de forma a fomentar as práticas leitoras nos alunos para além das leituras obrigatórias? Embasa-se na hipótese de que não há a utilização adequada por parte da comunidade de alunos (usuários) no que diz respeito a leituras de lazer e entretenimento, que também trazem aprendizados para a vida tanto acadêmica quanto social. A abordagem metodológica partiu de uma revisão bibliográfica sobre o tema, dando-se prosseguimento a posteriori com a elaboração e aplicação de questionários com os alunos do Ensino Médio do IFPI - Campus Picos, a fim de constatar as suas aspirações informacionais e identificar as atividades de leitura que podem ser desenvolvidas junto a esses alunos. Assim, resultando na elaboração de uma política de atuação para bibliotecas escolares, o Manual, sendo composto por um conjunto de iniciativas voltadas para uma maior participação e interação da biblioteca com esses alunos, assim como o desenvolvimento da competência leitora destes, a ser utilizado pela Unidade de Informação em questão e demais bibliotecas escolares.