PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DO PACIENTE: uma estratégia de gestão da informação no Hospital Regional do Cariri.
Gestão da Informação. Prontuário eletrônico do paciente. Sistema de informação.
Este trabalho, intitulado por “Prontuário Eletrônico do Paciente: uma estratégia de
gestão da informação no Hospital Regional do Cariri” tem como propósito verificar se o
Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte, Ceará, Brasil, utiliza o Prontuário
Eletrônico e Sistemas de Informação Hospitalar, com vistas a otimizar a Gestão da
Informação frente à Política Nacional de Informação e Informática em Saúde (PNIIS)
no contexto da Sociedade da Informação. Para tanto, o trabalho faz uma revisão
bibliográfica acerca dos temas considerados relevantes para a construção da gestão da
informação dentro da unidade de saúde em loco, abordando conceitos de informação,
mediação da informação, gestão da informação enfocando o prontuário eletrônico do
paciente como ferramenta eficaz de gestão, trazendo também literatura acerca das
tecnologias na área da saúde, focando nos sistemas de gerenciamento de informações
médicas. Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória, descritiva, bibliográfica. A
análise dos resultados baseia-se na coleta de informações feitas através dos
questionários que serão aplicados juntos aos médicos e os profissionais que trabalham
no arquivo do hospital, o NAC (Núcleo de Atendimento ao Cliente). A pesquisa
também busca revelar se há a efetivação da PNIIS dentro do Hospital Regional do
Cariri, e propor uma política de gestão da informação, por meio da confecção de um
manual, que trará informações norteadoras para a aplicação de uma gestão da
informação coerente com a realidade da unidade de saúde.