Políticas Públicas Para Bibliotecas Escolares: construção de um programa de atuação na Secretaria de Educação em Juazeiro do Norte - CE
School Library. Public policy. Educational Policies. Public Schools in Juazeiro do Norte
Aborda uma reflexão sobre as políticas públicas para bibliotecas escolares, levando em consideração os aspectos de atuação social e política desse espaço. Apresenta um recorte histórico da biblioteca escolar, da educação brasileira e das políticas educacionais, bem como proporciona um diálogo conceitual sobre a temática em questão a partir dos autores utilizados como referencial teórico. Analisa a biblioteca escolar procurando compreender o seu contexto atual e suas múltiplas possibilidades de atuação, bem como sua função educativa como promotora social e cultural. O problema que norteia a pesquisa é compreender como tem se desenvolvido a atuação da Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro do Norte-CE no que se refere à proposição de políticas públicas para bibliotecas escolares. Neste sentido, o objetivo geral consiste em investigar como se dá as políticas públicas para bibliotecas escolares nesta Secretaria, visando propor um programa de atuação. Os procedimentos metodológicos da pesquisa classificam-se como descritiva e exploratória, quanto aos meios utiliza-se bibliográfica e documental, delimitando-se a estudo de caso. Em relação a natureza dos dados, este estudo se configura como quantitativo e qualitativo. Os instrumentos de coleta de dados são questionários e entrevistas, já a análise dos dados será através da análise de conteúdo. Espera-se, que através dos resultados da pesquisa, apesar dos objetivos propostos não terem sidos alcançados totalmente, que o trabalho possa estabelecer novos diálogos e reflexões sobre a temática e assim, contribuir de forma significativa, ainda que em nível local, para um desenvolvimento científico da área.