O uso de mídias sociais em bibliotecas de universidades federais do nordeste brasileiro: proposta de programa de capacitação para usuários internos.
Biblioteca Universitária. Mídias Sociais. Marketing em Unidades de Informação. Capacitação de usuários internos. Diretrizes de uso das Mídias Sociais.
Aborda a utilização das mídias sociais como estratégia de gestão, voltadas para ações de marketing nas unidades de informação como forma de promover de seus produtos e serviços pelo fato de tornaram-se um canal de comunicação bidirecional, onde o usuário pode interagir com a organização e receber um feedback e vice-versa. Objetivo geral desse estudo é estabelecer um programa de capacitação da equipe da unidade de informação que permita utilizar as mídias sociais como instrumento de marketing digital. Para tal esta pesquisa caracteriza-se como sendo um estudo de campo que tem como seu universo de pesquisa as Bibliotecas Universitárias (BU) das universidades federais como forma de identificar à existência de diretrizes que deem suporte as ações de treinamento e orientações sobre o uso das mídias sócias como insumo em suas ações de marketing. Serão observadas as IES que fazem o uso de politicas informacionais para orientar o uso das mídias sociais como ferramenta como estratégica de marketing bem como a definição de programas de capacitação que abordem essa temática. Esses programas podem proporcionar ao usuário interno da BU conhecimentos que irão auxiliá-lo na utilização das mídias e consequentemente na mensuração de resultados referentes à atuação da BU no mundo digital. Dessa forma a unidade de informação poderá aproximar-se de seu publico alvo e fornecer suporte informacional, e disponibilizar produtos e serviços que possam atender a demanda informacional de sua comunidade. Por fim, será apresentada uma proposta de programa de capacitação de usuários internos como forma de promover o uso efetivo das mídias sociais. |