Biblioteca pública: requisitos para criação de um software de gerenciamento, recuperação da informação e comunicação
Biblioteca Pública. Sistema de Informação. Ciência da Informação. Gestão da Informação. Estudo de usuário.
Contextualiza as bibliotecas públicas no universo tecnológico dos sistemas de informação na sociedade contemporânea, tendo em vista que nesses cenários a informação flui de forma mais rápida e acessível contribuindo no processo de aperfeiçoamento, disponibilização, acesso, uso da informação assim como organização, armazenagem, controle e recuperação de modo a contribuir para o sucesso organizacional e tomada de decisão. A questão que embasa o estudo está pautada na seguinte perspectiva: como os softwares podem melhorar o desempenho no processo de gestão de biblioteca pública? De modo geral, contempla a realização na prática da identificação dos requisitos indispensáveis e desejáveis que um software precisa possuir para suprir as necessidades de uma unidade de informação, mas especificamente voltada para a qualidade de software em uso no gerenciamento e recuperação da informação nas bibliotecas públicas da região do Cariri Cearense. Aponta de maneira específica: discutir sobre o histórico e evolução dos sistemas de informação no contexto da Ciência da Informação; verificar e analisar quais sistemas mais usados nas bibliotecas públicas da região do Cariri Cearense; investigar como os sistemas de informação melhoram o desempenho no processo de gestão de unidade informacional; refletir sobre a importância do bibliotecário no desenvolvimento de softwares para bibliotecas. Quanto aos procedimentos metodológicos, o estudo aponta uma construção de ideias fundamentadas a partir do pensamento dialético partindo do método observacional e/ou comparativo, por meio de um levantamento exploratório e descritivo, embasada na utilização de bibliografias e documentos. No que tange o levantamento dos dados, efetiva-se a partir de um estudo de campo contemplando a realidade específica de cada biblioteca através de um delineamento qualitativo e quantitativo. Por meio da aplicação de questionários formulados com perguntas aberto/fechadas direcionados aos bibliotecários e auxiliares, os dados serão tabulados, analisados e descritos de forma clara e objetiva, embasados sobre a óticas das características de qualidade de software definidos pelo Institute Standard Organization (ISO) 9126 (funcionalidade, confiabilidade, usabilidade, eficiência, manutenibilidade e portabilidade). Como resultado, apesar dos inúmeros softwares que existe e que surgem ao longo dos tempos, pretende-se por meio dessa investigação e mediante observação/comparação, diagnóstico da situação e a fase prática de verificação do funcionamento com base nas necessidades dos usuários e se este irá atender satisfatoriamente mediante a utilização/manuseio do software, busca-se apresentar a comunidade acadêmica e a sociedade um modelo de SI, com suas respectivas terminologias clara e bem definida para posteriormente realizar o seu desenvolvimento estrategicamente de modo eficiente, pois os SI são considerados um conjunto de elementos composto por funções determinadas mediante as atividades desenvolvidas dentro de um ambiente, são utilizado para o aprimoramento das decisões na instituição, possibilitando o controle no gerenciamento informacional e a qualidade na oferta dos produtos/serviços.