Dissertações/Teses

Clique aqui para acessar os arquivos diretamente da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCA

2025
Dissertações
1
  • JOCELINO JOSÉ DE SOUSA
  • A EDUCAÇÃO NA FILOSOFIA DE KANT: a presença de Kant no currículo educacional brasileiro

  • Orientador : IVÂNIO LOPES DE AZEVEDO JÚNIOR
  • MEMBROS DA BANCA :
  • EVANDRO LUIS GOMES
  • FRANCISCO JOSE DA SILVA
  • IVÂNIO LOPES DE AZEVEDO JÚNIOR
  • Data: 10/02/2025

  • Mostrar Resumo
  • Nosso problema central é pensar como a educação filosófica de Immanuel Kant se apresenta no currículo educacional brasileiro. Para tanto, em primeiro lugar, procuramos enfatizar, por meio da filosofia de Immanuel Kant, a materialização do processo de ensino-aprendizagem da disciplina de filosofia na escola de Ensino Médio José Matias Sampaio (Ensino regular). Em segundo lugar, abordamos três pontos: (1) refere-se à educação expressa na filosofia de Immanuel Kant; (2) diz respeito às noções de disciplina e de moralidade e (3) versa sobre a disciplina de Filosofia no ensino médio. Esses três pontos tornar-se-ão os três capítulos que compõem o texto. No capítulo I, o foco é entender a educação expressada na filosofia de Kant. Antes, porém, abordaremos dois pontos pertinentes a sua filosofia, que nos permitirá visualizar melhor sua educação. São eles: as razões para estudá-lo e a sua contextualização. Neste ponto, a educação foi aproximada do conceito de cuidado. Mais exatamente o cuidado com a infância, com a formação (que consiste em disciplina, parte negativa da educação, e instrução, parte positiva da educação) e com a moralidade. No capítulo II, nosso propósito, foi de pensar novamente a disciplina e a moralidade expressa no pensamento de Immanuel Kant. Para tanto, nos dedicamos a três pontos em torno das definições, desafios e o lapso da disciplina e da moralidade na filosofia Kantiana. No capítulo III, pensamos alguns pontos acerca da disciplina de filosofia: a legislação do ensino de Filosofia, as dificuldades para lecionar a disciplina de filosofia, os métodos utilizados pelos professores na escola José Matias Sampaio e os conceitos kantianos aplicados pelos professores nos livros didáticos. O resultado desta pesquisa visa, enquanto produto-final, é a criação de uma cartilha relacionada à educação na filosofia de Immanuel Kant.


  • Mostrar Abstract
  • Our central problem is to consider how Immanuel Kant's philosophical education is presented in the Brazilian educational curriculum. To this end, first, we seek to emphasize, through Immanuel Kant's philosophy, the materialization of the teaching- learning process of the philosophy discipline at José Matias Sampaio High School (regular education). Second, we address three points: (1) it refers to the education expressed in Immanuel Kant's philosophy; (2) it concerns the notions of discipline and morality; and (3) it deals with the philosophy discipline in high school. These three points will become the three chapters that make up the text. In Chapter I, the focus is on understanding the education expressed in Kant's philosophy. Before that, however, we will address two points pertinent to his philosophy, which will allow us to better visualize his education. They are: the reasons for studying him and his contextualization. At this point, education was brought closer to the concept of care. More precisely, the care for childhood, education (which consists of discipline, the negative part of education, and instruction, the positive part of education) and morality. In Chapter II, our purpose was to think again about discipline and morality as expressed in the thought of Immanuel Kant. To this end, we focused on three points regarding the definitions, challenges and the lapse of discipline and morality in Kantian philosophy. In Chapter III, we considered some points about the subject of philosophy: the legislation on teaching philosophy, the difficulties in teaching philosophy, the methods used by teachers at the José Matias Sampaio school, and the Kantian concepts applied by teachers in textbooks. The result of this research aims, as a final product, to create a primer related to education in the philosophy of Immanuel Kant.

2
  • FRANCISCO REGIMARCIO CARDOSO DE LIMA
  • A concepção de ensino-aprendizagem à luz do De Magistro de Tomás de Aquino: perspectivas e aproximações hodiernas

  • Orientador : NILO CESAR BATISTA DA SILVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • FRANCISCO JOSE DA SILVA
  • MARIA SIMONE MARINHO NOGUEIRA
  • NILO CESAR BATISTA DA SILVA
  • Data: 12/02/2025

  • Mostrar Resumo
  • A presente pesquisa versa sobre a concepção de ensino-aprendizagem a partir da obra De Magistro de Tomás de Aquino e objetiva uma reflexão crítica dos conceitos desse mesmo filósofo no intuito de estabelecer possibilidades metodológicas para a educação nos dias atuais, especificamente para alunos da educação básica na rede pública no nível do fundamental II. De Magistro é expressão da atuação docente de Tomás de Aquino no contexto da filosofia escolástica na qual ele discorre sobre o ensino nos moldes das questões disputadas. A escolástica trouxe uma proposta de ensino bastante peculiar, um método que valoriza o aluno e sua participação como agente principal do saber destacando o seu protagonismo no processo de ensino-aprendizagem e a função mediadora/auxiliadora do mestre de possibilitar ao aluno alcançar o conhecimento. Os conceitos filosóficos são dinâmicos e seu entendimento pode ser atualizado em outras cosmovisões e contextos históricos. Por isso tais conceitos são importantes para os dias atuais porque propõem uma mudança no eixo metodológico da educação na rede básica de ensino. O professor não é o detentor do saber e nem deve ser o centro, mas deve acompanhar o aluno que é o principal responsável pelo seu aprendizado. Tal ideia foi veiculada na escolástica e utilizada como parâmetro; por isso que a lectio, a quaestio e a disputatio eram a expressão da metodologia de ensino-aprendizagem além de solidificaram a ideia da universidade medieval como lócus da pesquisa e do desenvolvimento do conhecimento. Tal herança está hoje latente na ideia de universidade e pode ser uma linha metodológica a ser implementada na rede básica de ensino tendo o aluno como centro e possibilitando que o mesmo desenvolva suas potencialidades, isto é, trazendo para ato o conhecimento que ele possui em potência. Ademais, o próprio Tomás de Aquino argumenta que o conhecimento é a passagem da potência ao ato, ou seja, ele defende a viabilidade do conhecimento da razão natural infusa que deve ser concretizada pela ação humana do ensinar e aprender. Dessa forma o conhecimento e a transmissão deste pertencem à vida ativa e o mestre deve auxiliar o aprendiz a atualizar suas potencialidades intelectuais. Como forma concreta de estabelecer essa ideia tomasiana, propomos a utilização de textos filosóficos em aulas de ensino religioso, conforme a proposta curricular em experiências diversificadas, como forma de desenvolver senso crítico nos estudantes, de instigá-los a refletir por si e a discorrer sobre temas relevantes do seu contexto tendo em vista a laicidade do ensino religioso e sua importância para a formação cidadã, além de perceber o alcance que um texto filosófico possui na compreensão de conceitos chaves da proposta curricular do ensino religioso. A ideia é a de um ensino religioso de tônica filosófica como meio de fazer com que os estudantes consigam refletir e ter uma consciência crítica em relação à sua realidade, que eles consigam extrair e ampliar o conhecimento que já possuem.


  • Mostrar Abstract
  • This research deals with the conception of teaching-learning based on the work De Magistro by Tomás de Aquino and aims at a critical reflection on the concepts of this same philosopher in order to establish methodological possibilities for education today, specifically for basic education classes. in the public network at the elementary II level. De Magistro is an expression of the teaching performance of Tomás de Aquino in the context of scholastic philosophy in which he discusses teaching along the lines of the disputed issues. Scholasticism brought a very peculiar teaching proposal, a method that values the student and his participation as the main agent of knowledge, highlighting his role in the teaching- learning process and the mediator/helper role of the teacher in enabling the student to achieve knowledge. Philosophical concepts are dynamic and their understanding can be updated in other worldviews and historical contexts. That is why such concepts are important today because they propose a change in the methodological axis of education in the basic education network. The teacher is not the holder of knowledge and should not be the center, but must accompany the student who is responsible for their learning. This idea was conveyed in scholasticism and used as a parameter; This is why lectio, quaestio and disputatio were the expression of the teaching-learning methodology, in addition to solidifying the idea of the medieval university as a locus of research and knowledge development. This heritage is today latent in the idea of university and can be a methodological line to be broken in the basic education network, having the student as the center and enabling them to develop their potential, that is, bringing into practice the knowledge they potentially possess. Furthermore, Tomás de Aquino himself argues that knowledge is the passage from potency to act, that is, he defends the predictions of knowledge from infused natural reason that must be realized by the human action of teaching and learning. In this way, knowledge and its transmission belong to active life and the master must help the learner to update his intellectual potential. As a concrete way of establishing this Tomasian idea, we propose the use of philosophical texts in Religious Education classes, in accordance with the curricular proposal in innovative experiences, as a way of developing critical sense in students, of encouraging them to reflect for themselves and disagree. on relevant topics in their context, taking into account the secular nature of Religious Education and its importance for citizenship formation, in addition to realizing the scope that a philosophical text has in understanding key concepts of the Religious Education curricular proposal. The idea is that of a Religious Education with a philosophical tone as a means of making students able to reflect and have a critical awareness in relation to their reality, so that they can extract and expand the knowledge they already have.

3
  • LUIS VITOR DA SILVA ABREU
  • “A CABEÇA PENSA ONDE OS PÉS PISAM” - O TERRITÓRIO CARIRIENSE COMO POSSIBILIDADE DE “ENSIGNO” DE FILOSOFIA NO NÍVEL MÉDIO

  • Orientador : LUIZ MANOEL LOPES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • LUIZ MANOEL LOPES
  • CAMILA DO ESPIRITO SANTO PRADO DE OLIVEIRA
  • THIAGO DE ABREU E LIMA FLORENCIO
  • Data: 14/02/2025

  • Mostrar Resumo
  • Esta dissertação tem como objetivo pensar em que medida o território do Cariri cearense pode ser concebido enquanto possibilidade para o ensino da filosofia no nível médio. Diante disso partimos dos problemas relacionados aos desafios que é estabelecer uma metodologia de ensino que possibilite ao estudantes múltiplas relações com o saber filosófico. Para pensarmos essa metodologia estabelecemos dois critérios: o primeiro é que ela seja autêntica à filosofia e a segunda é que, também, na filosofia ela encontre justificativa. Para tanto, este trabalho utilizou-se de um método empírico fundamentado nas experiências com o ensino da filosofia no Cariri, bem como, em revisões bibliográficas a partir do pensamento dos filósofos franceses Gilles Deleuze e Félix Guattari, da obra “Caminhar, uma filosofia” de Frédéric Gros, bem como do pensamento sobre o ensino da filosofia do filósofo brasileiro Silvio Gallo. No decorrer da discussão ficou estabelecido que a filosofia é criação de conceitos, portanto, o que torna autêntico um ensino de filosofia é ensinar a criar conceitos. Estas criações surgem a partir de determinados problemas que são forçados a nós por meio dos “signos”. Todavia, não se pode prever, com precisão, quais signos incitam determinados conceitos. Cabe, portanto, ao professor de filosofia, não necessariamente criar filósofos, mas possibilitar aos seus alunos o acesso a esses signos, estabelecendo, portanto, um “ensigno” de filosofia. A partir da obra de Frédéric Gros, o território foi proposto como um dos elementos que impulsionam a criação conceitual. Dessa forma, este trabalho considera o território como um elemento-signo para o “ensigno” da filosofia . O Cariri é um território localizado no sul do estado do Ceará, a partir de suas singularidades, ele pode ser pensado como um lugar que instiga conceitos, por conseguinte, um lugar com possibilidades para ensginar filosofia. A partir das intervenções realizadas, a pesquisa conclui, portanto, que uma metodologia geofilosófica aplicada ao território do Cariri é, portanto, uma forma autêntica e justificada de ensinar filosofia no nível médio caririense.


  • Mostrar Abstract
  • This dissertation aims to consider to what extent the territory of Cariri, Ceará, can be conceived as a possibility for teaching philosophy at the secondary level. In view of this, we started from the problems related to the challenges of establishing a teaching methodology that allows students to have multiple relationships with philosophical knowledge. For us to think of this methodology, we established two criteria: the first is that it be authentic to philosophy and the second is that it also finds justification in philosophy. To this end, this work used an empirical method based on experiences with teaching philosophy in Cariri, as well as on bibliographical reviews based on the thinking of French philosophers Gilles Deleuze and Félix Guattari, the work “Caminhar, uma filosofia” by Frédéric Gros, as well as the thinking on teaching philosophy by Brazilian philosopher Silvio Gallo. During the discussion, it was established that philosophy is the creation of concepts, therefore, what makes teaching philosophy authentic is teaching how to create concepts. These creations arise from certain problems that are forced upon us by means of “signs”. However, it is not possible to predict precisely which signs incite certain concepts. Therefore, it is up to the philosophy teacher not necessarily to create philosophers, but to enable his students to access these signs, thus establishing a “ensigno” of philosophy. Based on the work of Frédéric Gros, the territory was proposed as one of the elements that drive conceptual creation. Thus, this work considers the territory as a sign-element for the “ensigno” of philosophy. Cariri is a territory located in the south of the state of Ceará, based on its singularities, it can be thought of as a place that instigates concepts, therefore, a place with possibilities for ensignar philosophy. Based on the interventions carried out, the research concludes, therefore, that a geophilosophical methodology applied to the territory of Cariri is, therefore, an authentic and justified way of teaching philosophy at the Cariri secondary level

4
  • LEANDRO ALVES BARBOSA
  • EDUCAÇÃO INDÍGENA E FILOSOFIA: PERSPECTIVAS A PARTIR DA ESCOLA INDÍGENA ISÚ-KARIRI, EM BREJO SANTO (CE)

  • Orientador : FRANCISCO JOSE DA SILVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • FRANCISCO JOSE DA SILVA
  • LUIZ MANOEL LOPES
  • MATEUS VINICIUS BARROS UCHOA
  • Data: 15/02/2025

  • Mostrar Resumo
  • O objetivo do presente trabalho é investigar a inserção do pensamento filosófico indígena e do perspectivismo ameríndio, a partir da Lei 11.645/08 - que tornou obrigatório o estudo da história e da cultura indígena, além da sua contribuição na formação da sociedade brasileira –, no Ensino Médio diante das diretrizes da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada em 2017, com foco no ensino de Filosofia. Para tal, na primeira parte do trabalho, depois de um levantamento bibliográfico dos textos teóricos que versam sobre o assunto, como o perspectivismo amerindio, de Eduardo Viveiros de Castro, e a filosofia indígena de Davi Kopenawa e Ailton Krenak, além das aproximações teóricas com outros pensadores e pensadoras, como Aníbal Quijano, Enrique Dussel, Ramón Grosfoguel, Elizabeth A. Povinelli, que trabalham em uma perspectiva decolonial. Na segunda parte, buscaremos efetuar uma crítica ao pensamento colonial, incluso a Filosofia, e como o pensamento indígena contribui para a construção de uma filosofia anti- colonial e descolonial, em termos de crítica à colonialidade do saber e do poder, através do perspectivismo e da filosofia indígena permeada pelo conceito de espiritualidade, categoria utilizada pelos povos originários para o que chamamos ocidentalmente de filosofia. Na última, realizaremos uma pesquisa “etnofilosófica”, tendo por base alguns elementos de uma etnografia pós-colonial, estudo de caso, observação participante, diário de campo, entrevistas, na Escola Indígena de Brejo Santo, do povo Isu-kariri, sobre como se dá na prática da escola o ensino de filosofia indígena, espiritualidade, visando com essa experiência contribuir para repensarmos o ensino de filosofia.


  • Mostrar Abstract
  • The objective of this work is to investigate the insertion of indigenous philosophical thought and Amerindian perspectivism, based on Law 11.645/08 - which made the study of indigenous history and culture mandatory, in addition to its contribution to the formation of Brazilian society -, in High School according to the guidelines of the new National Common Curricular Base (BNCC), approved in 2017, with a focus on teaching Philosophy. To this end, in the first part of the work, after a bibliographical survey of theoretical texts that deal with the subject, such as Amerindian perspectivism, by Eduardo Viveiros de Castro, and indigenous philosophy by Davi Kopenawa and Ailton Krenak, in addition to theoretical approaches with other thinkers, such as Aníbal Quijano, Enrique Dussel, Ramón Grosfoguel, Elizabeth A. Povinelli, who work from a decolonial perspective. In the second part, we will seek to criticize colonial thought, including Philosophy, and how indigenous thought contributes to the construction of an anti-colonial and decolonial philosophy, in terms of criticism of the coloniality of knowledge and power, through perspectivism and of indigenous philosophy permeated by the concept of spirituality, a category used by original peoples for what we call philosophy in the West. In the last one, we will carry out an “ethnophilosophical” research, based on some elements of a post-colonial ethnography, case study, participant observation, field diary, interviews, at the Brejo Santo Indigenous School, of the Isu-kariri people, about how In school practice, indigenous philosophy and spirituality are taught, with the aim of using this experience to contribute to rethinking the teaching of philosophy.

5
  • THAVILLA CRISLEINE DE OLIVEIRA LOPES
  • AUTOATUALIZAÇÃO E O ENSINO DO PENSAMENTO CRÍTICO E CONTRACOLONIAL NA FILOSOFIA a partir de bell hooks

  • Orientador : CAMILA DO ESPIRITO SANTO PRADO DE OLIVEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CAMILA DO ESPIRITO SANTO PRADO DE OLIVEIRA
  • REGIANE LORENZETTI COLLARES
  • ZULEIDE FERNANDES DE QUEIROZ
  • Data: 30/06/2025

  • Mostrar Resumo
  • A presente pesquisa investiga o conceito de Autoatualização e sua aplicação na sala de aula multicultural, analisando o papel da filosofia na construção do conhecimento com jovens e crianças, a partir do Ensino Fundamental II (anos finais). A investigação fundamenta-se nas obras da pensadora, escritora e professora bell hooks: Ensinando a Transgredir: A educação como prática da liberdade; Ensinando Comunidade: Uma pedagogia da esperança; e Ensinando Pensamento Crítico. Com base na Pedagogia Engajada proposta pela autora, busca-se refletir sobre o papel de cada indivíduo na sala de aula e sobre como o aprendizado se desenvolve de maneira colaborativa e individual. Além de relacionar a pedagogia engajada à educação filosófica, propõe-se analisar a viabilidade de se desenvolver, no contexto escolar, uma consciência crítica que oriente as pessoas em formação como seres políticos e sociais. A pesquisa aborda, ainda, a sala de aula multicultural e as demandas educacionais que desafiam os professores e as professoras no exercício da docência, relacionando as noções de pedagogia engajada, autoatualização e multiculturalidade. Reconhece-se que o processo educativo depende de uma comunidade ativa, onde professores e estudantes colaboram na construção do pensamento e dos conhecimentos construídos. Utilizando a metodologia de escrita autobiográfica, em diálogo com hooks, a presente pesquisa realiza uma reflexão, a partir do processo de formação de uma professora de filosofia, acerca da problemática do ensino de filosofia eurocêntrico e propõe, como produto, o desenvolvimento de um Laboratório de Investigações Filosóficas, em que um currículo antirracista e contracolonial seja ferramenta para um ensino de filosofia contra hegemônico.


  • Mostrar Abstract
  • This research investigates the concept of self-actualization and its application in the multicultural classroom, analyzing the role of philosophy in the construction of knowledge with children and adolescents in upper elementary school (Ensino Fundamental II). The study is grounded in the works of thinker, writer, and professor bell hooks: Teaching to Transgress, Teaching Community and Teaching Critical Thinking. Drawing from the Engaged Pedagogy proposed by hooks, the research reflects on the role of each individual in the classroom and how learning develops both collaboratively and individually. In addition to relating engaged pedagogy to philosophical education, the study explores the feasibility of cultivating critical consciousness within the school context— guiding learners as political and social beings. It also addresses the multicultural classroom and the educational demands that challenge teachers in their professional practice, connecting the concepts of engaged pedagogy, self-actualization, and multiculturalism. The research acknowledges that the educational process relies on an active community, where teachers and students collaborate in the co-construction of knowledge and thought. Using autobiographical writing as a methodology, in dialogue with hooks, this work offers a reflection—based on the formation process of a philosophy teacher—on the challenges of a Eurocentric philosophy curriculum. As a practical outcome, it proposes the development of a Laboratory of Philosophical Investigations, in which an anti-racist and decolonial curriculum becomes a tool for a counter-hegemonic philosophy education.

6
  • OSVALDO GALDINO FERREIRA FILHO
  • LAICIDADE NA ESCOLA PÚBLICA: UMA ANÁLISE DO FENÔMENO RELIGIOSO NO ENSINO DE FILOSOFIA

  • Orientador : FRANCIONE CHARAPA ALVES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • FRANCIONE CHARAPA ALVES
  • FRANCISCO JOSE DA SILVA
  • MIGUEL JÚNIOR ZACARIAS LIMA
  • Data: 15/08/2025

  • Mostrar Resumo
  • Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender como a filosofia pode contribuir para uma releitura crítica do fenômeno religioso na escola pública na perspectiva da laicidade. De modo específico, objetiva: entender o fenômeno religioso na contemporaneidade sob a perspectiva da crítica filosófica contemporânea; refletir sobre a presença do fenômeno religioso no currículo da escola pública brasileira; problematizar o fenômeno religioso na escola, refletindo o aspecto da laicidade; contribuir com a formação de professores por meio da produção de uma sequência didática para a releitura do fenômeno religioso no Ensino de Filosofia. No reconhecimento de sua finitude, o ser humano é levado a buscar o infinito. Além de descrever o mundo em sua volta e perceber aspectos peculiares de si mesmo, dizemos o sentido da vida e da morte, transcendendo o mundo natural, definindo- se pela busca do absoluto não apenas pela reflexão crítica, mas também pelas crenças e sentimentos. A crítica à religião é imprescindível para a compreensão do mundo moderno e contemporâneo, concebendo a partir das análises de Habermas e Gauchet, a dimensão política nas comunidades religiosas, além de tecer uma análise filosófica da religião desafiada pela emergência do triunfo do discurso técnico-científico. A laicidade se apresenta como categoria que define os modernos Estados e uma perspectiva do modelo de ensino escolar a fim de contribuir com a diversidade e liberdade de crenças. A metodologia é de abordagem qualitativa, com uso do método da pesquisa-ação. Para coleta de dados, realizamos encontros de formação. A análise dos dados será feita a partir da abordagem da Análise de Conteúdo. Os atores sociais participantes da pesquisa foram estudantes do Ensino Médio de uma escola pública estadual de Juazeiro do Norte, Ceará. Além da pesquisa de campo, utilizamos as obras de Oliveira (2013), Silva (2021) para fundamentação da análise sobre o fenômeno religioso; Habermas (2007) e Gauchet (1985) para a discussão de laicidade. Com a análise dos dados coletados por meio de discussões e formação, e a fundamentação teórica proporcionada pelos autores citados, a pesquisa busca fortalecer o papel da filosofia na promoção da diversidade e na reflexão crítica sobre a religião, apoiando a construção de um ambiente escolar que respeite e integre a pluralidade de perspectivas. Esperamos que o trabalho contribua para a formação de professores ao desenvolver ações pedagógicas que favoreçam uma abordagem crítica e reflexiva sobre a religião no Ensino de Filosofia.


  • Mostrar Abstract
  • This research aims to understand how philosophy can contribute to a critical reinterpretation of the religious phenomenon in public schools from the perspective of secularism. Specifically, it aims to: understand the religious phenomenon in contemporary times through the lens of contemporary philosophical criticism; reflect on the presence of the religious phenomenon in the curriculum of Brazilian public schools; problematize the religious phenomenon in schools by reflecting on the aspect of secularism; contribute to teacher training through the creation of a didactic sequence for the reinterpretation of the religious phenomenon in the teaching of philosophy. In recognizing their finitude, humans are driven to seek the infinite. In addition to describing the world around them and noticing peculiar aspects of themselves, humans ask about the meaning of life and death, transcending the natural world and defining themselves through the search for the absolute, not only through critical reflection but also through beliefs and feelings. Criticism of religion is essential to understanding the modern and contemporary world, particularly from the analyses of Habermas and Gauchet, who explore the political dimension within religious communities, and through a philosophical analysis of religion, challenged by the rise of technical-scientific discourse. Secularism is presented as a category that defines modern states and a perspective on the school system model, aiming to contribute to diversity and freedom of belief. The methodology is qualitative, utilizing the action-research method. Data collection involved training sessions, and data analysis will be conducted using Content Analysis. The participants in the research were high school students from a public school in Juazeiro do Norte, Ceará. In addition to field research, we used the works of Oliveira (2013), Silva (2021) to support the analysis of the religious phenomenon; Habermas (2007) and Gauchet (1985) to discuss secularism. With the analysis of data collected through discussions and training, and the theoretical foundation provided by the cited authors, this research seeks to strengthen the role of philosophy in promoting diversity and critical reflection on religion, supporting the creation of a school environment that respects and integrates a plurality of perspectives. We hope that this work contributes to teacher training by developing pedagogical actions that favor a critical and reflective approach to religion in the teaching of philosophy.

7
  • FRANCISCO ADAMY PEREIRA COSTA
  • A GAMIFICAÇÃO E A APLICABILIDADE DE JOGOS NO ENSINO DE FILOSOFIA

  • Orientador : ITALO LINS LEMOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ITALO LINS LEMOS
  • FERNANDO SEPE GIMBO
  • LUCAS NASCIMENTO MACHADO
  • Data: 15/08/2025

  • Mostrar Resumo
  • Esta pesquisa de mestrado tem por objetivo a aplicação de técnicas de gamificação na prática educativa em um contexto pós-pandêmico. Em minha prática docente na escola Escola Francisco Alves de Carvalho, em Mirandiba-PE, observei a dificuldade dos discentes em manter a atenção e a motivação nas aulas, de modo que a utilização de jogos físicos ou digitais demonstrou êxito no engajamento dos discentes nas aulas de Filosofia. A presente dissertação está divida em três capítulos. No primeiro capítulo, analisarei a relação entre Filosofia e jogos, reconstruirei as origens dos jogos e, a partir da obra The Grasshopper: Game, Life and Utopia de Bernard Suits, definirei o conceito de “jogar”. No segundo capítulo, tratarei do ensino de Filosofia a partir do uso de jogos, enfatizando as experiências lúdicas. Por fim, no último capítulo, apresentarei o produto técnico-tecnológico desta pesquisa de mestrado: a saber, um jogo de perguntas e respostas intitulado “Filosofados”. Espera-se que a aplicação do jogo torne as aulas mais dinâmicas e, além disso, que os alunos  se engajem na resolução de problemas filosóficos, assim como  aperfeiçoem a capacidade de manejar as eventuais frustrações na lida com a disciplina de Filosofia. 


  • Mostrar Abstract
  • This master's research aims to apply gamification techniques in educational practices in a post-pandemic context. In my teaching practice at Escola Francisco Alves de Carvalho, in Mirandiba-PE, I observed the difficulty students had in maintaining focus and motivation in class, so that the use of physical or digital games has proven successful in engaging students in Philosophy classes. This dissertation is divided into three chapters. In the first chapter, I will analyze the relationship between philosophy and games, reconstruct the origins of games and, based on the work The Grasshopper: Game, Life and Utopia by Bernard Suits, I will define the concept of “playing”. In the second chapter, I will discuss teaching Philosophy through the use of games, emphasizing playful experiences. Finally, in the last chapter, I will present the technical-technological product of this master's research: namely, a question and answer game entitled “Perguntados”. It is expected that the application of the game will make classes more dynamic and, furthermore, that students engage in solving philosophical problems, as well as improving the ability to handle any frustrations that may arise when dealing with the subject of Philosophy.

2024
Dissertações
1
  • FRANCISCO FRANCIMAR DA SILVA MEDEIROS
  • O TRÁGICO NO ENSINO DA FILOSOFIA

  • Orientador : REGIANE LORENZETTI COLLARES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ROBERTA LIANA DAMASCENO
  • CAMILA DO ESPIRITO SANTO PRADO DE OLIVEIRA
  • LUIZ MANOEL LOPES
  • REGIANE LORENZETTI COLLARES
  • Data: 29/11/2024

  • Mostrar Resumo
  • Viver envolve uma condição trágica, desde o nascimento e seus rompimentos, passando por esperanças e descobertas, até nos depararmos com a finitude e desilusão diante de tudo o que existe. As experiências vivenciadas em cada parte da vida, sejam elas boas ou más, influem não só no que somos, mas em como agimos e sobre o quê pensamos, propiciando nossa capacidade de construir sentidos de viver diante de um mundo constantemente esfacelado, de olharmos para as situações adversas por perspectivas diferenciadas, de alcançarmos meios que nos auxiliam a seguir em frente. Nietzsche afirma: “viver quer dizer estar em perigo". É, portanto, esse perigo o perigo de viver – que sempre nos espreita em cada ação ou acontecimento, que entendemos se implicar ao ensino da filosofia no que toca o seu aspecto trágico. Assumindo-se aqui uma visão trágica do ensino da filosofia, procuraremos a partir do pensamento de Nietzsche abordar uma filosofia que se aproxima do corpo e suas afecções, de seus arranjos, bem como dos aspectos disruptivos, conflitivos, agonísticos que atravessam determinadas existências. Ressaltar o trágico, desde o pensamento antigo, da "época trágica dos gregos", é trazer para o próprio ensino da filosofia uma "lógica do pior", como afirma Clement Rosset, um modo de pensar que vai em sentido contrário aos idealismos de nosso tempo. Pretende-se aqui apresentar como produto desta pesquisa o resultado da oficina "Fragmento de Pensamentos", em que a partir da escrita de aforismos, alunas e alunos da Escola E.M.E.F Mário da Silva Bem, localizada no município de Juazeiro do Norte - Ceará, durante o período de abril a agosto de 2024, puderam tratar filosoficamente das dimensões trágicas da vida.


  • Mostrar Abstract
  • Living involves a tragic condition, from birth and its disruptions, through hopes and discoveries, until we come face to face with finitude and disillusionment in the face of everything that exists. The experiences we live in each part of life, whether good or bad, influence not only who we are, but also how we act and what we think, providing our ability to construct meanings of living in a world that is constantly shattered, to look at adverse situations from different perspectives, to find ways to help us move forward. Nietzsche states: "to live means to be in danger". It is, therefore, this danger - the danger of living - that always lurks in every action or event, which we understand to be involved in the teaching of philosophy regarding its tragic aspect. Assuming a tragic view of the teaching of philosophy, we will seek to approach a philosophy that approaches the body and its affections, its arrangements, as well as the disruptive, conflicting, agonistic aspects that permeate certain existences, based on Nietzsche's thought. Highlighting the tragic, since ancient thought, from the "tragic age of the Greeks", is to bring to the teaching of philosophy itself a "logic of the worst", as Clement Rosset states, a way of thinking that goes against the idealisms of our time. The aim here is to present as a product of this research the result of the workshop "Fragment of Thoughts", in which, based on the writing of aphorisms, students of the E.M.E.F Mário da Silva Bem School, located in the municipality of Juazeiro do Norte - Ceará, during the period from April to August 2024, were able to philosophically address the tragic dimensions of life.

SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - --------- | Copyright © 2006-2025 - UFCA - sig05-prd-jne.ufca.edu.br.sig5