IISCA - INSTITUTO INTERDISCIPLINAR DE SOCIEDADE, CULTURA E ARTE
Perfil Pessoal
Descrição pessoal
Doutor em Semiótica, Mestre em Letras e Bacharel em Composição pela Universidade de São Paulo, Ricardo Nogueira de Castro Monteiro é professor de Composição, Regência e Semiótica na Universidade Federal do Cariri - UFCA. É diretor do Núcleo de Teatro Musical da UFCA, regente da Orquestra UFCA e lidera um grupo de pesquisas semióticas junto à PRPI/UFCA e CNPq que vem se dedicando ao registro, estudo e análise das manifestações da cultura popular do Cariri.
Entre suas principais publicações internacionais, destacam-se os "Nier le miroir", no livro Les Âges de la Vie (2008), organizado por Jacques Fontanille and Ivan Darrault-Harris; A syncretic approach to the analysis of international songs, em Before and After Music (2010), organizado por Lina Navickaite-Martinelli; e Numanities and Their Role in the Twenty-First Century, no American Journal of Semiotics (2017).
Por diversas vezes contemplado com bolsas e auxílios concedidos pela FAPESP Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, dirigiu de 2014 a 2016, sob os auspícios daquela agência de fomento, o projeto de auxílio regular intitulado Semiótica e construções identitárias: a semiotização da herança cultural árabe-andaluza na geração de sentidos de identidade e alteridade no imaginário brasileiro. Presidiu ainda as mesas de semiótica aplicada ao Marketing e à Comunicação do XI (Nanjing, China) e XII (Sófia, Bulgária) Congressos da Associação Internacional de Estudos Semióticos, exercendo regularmente desde 2005 atividade de consultoria nessa área, e tendo em seu portfólio clientes como Johnson&Johnson, Nokia, ABN-Amro, Citibank, GE, Credicard, Banco Itaú, Banco Real, C&C e Hotéis Transamérica, entre outros.
Seus estudos de piano clássico se deram, durante os anos em que estudou Música na Universidade de São Paulo, sob a direção de Amílcar Zani e José Eduardo Martins estendendo-se mais tarde sob a orientação de Roberto Sabbag, em São Paulo, e, em Viena, com Blazenka Arnic. Na área de piano popular, participou de cursos ministrados por pianistas como Nelson Ayres, Benjamin Taubkin e Henry Butler, entre outros.
Suas atividades atraíram por diversas vezes interesse por parte da imprensa nacional e internacional. Entre as diversas matérias sobre seus trabalhos, destacam-se a entrevista concedida à TV Brasil em função da direção musical do Auto da Independência em setembro/2012, disponível em http://www.youtube.com/watch?v=UVdb-GxJN2I&noredirect=1, ou as matérias a ele dedicadas pelo jornal britânico The Daily Mail, a mais recente (2015) disponível online no endereço: http://www.dailymail.co.uk/news/article-3136032/Tickling-high-vories-Brazilian-piano-player-performs-crowds-suspended-air-Sao-Paolo-festival.html. Suas performances artísticas em 2012 e 2015 como pianista na Virada Cultural da cidade de São Paulo apresentaram grande repercussão internacional, tendo em ambas as ocasiões seu nome e sua imagem sido citados em jornais de mais de 30 países distribuídos nos 5 continentes.
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
não informada
Áreas de Interesse
(áreas de interesse de ensino e pesquisa)